quarta-feira, 18 de junho de 2014

baiacu

Baiacu, peixe-balão ou fugu é a designação comum a diversos peixes da ordem dos Tetraodontiformes, comuns na fauna fluvial da América do Sul e, mais especificamente, do Brasil.

peixe remo

Regalecus glesne, conhecido popularmente como peixe-remo, regaleco, relangueiro ou rei-dos-arenques, é um peixe da família Regalecidae, classe Actinopterygii. Habita as profundezas marinhas de 20 a 1.000 m de profundidade.

tubarão frade


Cetorhinus maximus, conhecido pelos nomes comuns de tubarão-elefante, tubarão-frade ou tubarão-peregrino, é uma espécie de tubarões lamniformes, única representante do género Cetorhinus da família monotípica Cetorhinidae.

narval

O narval é uma baleia dentada de tamanho médio e o animal com os maiores caninos. Vive durante todo o ano no Ártico.

baleia branca

A beluga ou baleia-branca é um mamífero cetáceo da família Monodontidae. O seu parente mais próximo, no grupo dos cetáceos é o narval. A baleia branca habita as águas frias em torno do círculo polar ártico.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

tubarão martelo

O tubarão-martelo é um gênero de tubarão, característico pelas projecções existentes em ambos os lados da cabeça, onde se localizam os olhos e as narinas.

tubarão baleia

O tubarão-baleia é a única espécie da família Rhincodontidae, vive em oceanos quentes e de clima tropical, além de ser a maior das espécies de tubarão, é o maior peixe conhecido, podendo crescer até cerca de 9 a 12 m e pesar mais de 13 toneladas. 

juba de leão

Cyanea capillata tem "apenas" 2 metros de diâmetro, mas seus tentáculos atingem 30 metros, a altura de um prédio de dez andares. Ela pode até assustar pelo tamanho, mas não é a água-viva mais perigosa. Apesar disso a queimadura da Água-viva-juba-de-leão causa dor extrema e grandes chances de uma parada respiratória (imagina então a mais perigosa?). Esses tentáculos atuam como uma rede de pesca, ferroando e paralisando quaisquer animais miúdos que os toquem.

peixe leão

Peixe-leão, peixe-peru, peixe-dragão, peixe-escorpião e peixe-pedra são alguns nomes vulgares para uma grande variedade de peixes marinhos venenosos dos gêneros Pterois, Parapterois, Brachypterois, ... 

boto cor de rosa

boto-cor-de-rosa (nome científicoInia geoffrensis), também conhecido por boto-vermelhoboto-rosaboto-malhadoboto-brancobotocosta-quadradacabeça-de-balde ou uiara, é uma espécie de golfinho fluvial da família Iniidae. Está distribuída nas bacias dos rios Amazonas e Orinoco. Tradicionalmente, a espécie é politípica com três subespécies reconhecidas, entretanto, a população da bacia do alto rio Madeira é reconhecida por muitos autores como uma espécie distinta, e outros pesquisadores consideram as duas subespécies restantes indiferenciadas, fazendo com que a espécie seja monotípica.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

tubarao cobra

O tubarão-cobra ou tubarão-enguia é uma espécie da família Chlamydoselachidae. Esta espécie, que se julgava extinta, tem cerca de dois metros de comprimento e habita águas em profundidades que vão desde 600 a 1000 metros. 

trematosauroidea

Trematosauroidea são um importante grupo de anfíbios Temnospondyli do Triássico. Foram os únicos anfíbios marinhos.

kaganaia

Kaganaias é um extinto gênero de lagarto mosassauróide marinho do período Cretáceo.

aigialossauro

Aigialossauros são mosassauróides semi-marinhos do período Cretáceo.

pistosaurus

Pistosaurus longaevus é uma espécie extinta de répteis marinhos relacionados com os plesiossauros. Os fósseis foram encontrados em França e na Alemanha, e data para o Triássico Médio.

pachypleusauros

Pachypleurosauros foram primitivos notossauros que assemelhavam-se com lagartos marinhos e tiveram seu limite no Período Triássico. Eles foram animais alongados, medindo em torno de 20 centímetros a 1 metro de comprimento.

thalattosauria

Thalattosauria é uma ordem de répteis marinhos pré-históricos que viveram durante o período Triássico. Adaptados para a vida oceânica, não se sabe se eles vinham à terra botar seus ovos ou se eram vivíparos. Alguns chegavam a ter 4 metros de comprimento. .

odontochelys

Odontochelys é a mais antiga espécie de tartaruga já conhecida, descoberta através de alguns fósseis localizados no sudoeste da China. Tais fósseis ajudaram ainda a explicar o surgimento do casco das tartarugas.

protostega

Protostega gigas é uma espécie pré-histórica de tartaruga marinha.

tartaruga marinha

Arquelônio (Archelon ischyrus) é uma grande tartaruga marinha que viveu no Cretáceo que tinha 3 a 4 metros de comprimento e pesava em torno de 1,5 a 2 toneladas. Era um animal carnívoro que habitou os oceanos da zona da atual América do Norte. É o maior representante conhecido do grupo das tartarugas.

thalattosuchia

Thalattosuchia é o nome dado a um cladi de crocodilomorfos marinhos do Jurássico ao Cretáceo Inferior, que teve uma distribuição cosmopolita. Eles são às vezes coloquialmente referida comocrocodilos-marinhos, embora eles não fossem crocodilos verdadeiros.

dinocephalossaurus

Dinocephalosaurus é um gênero de réptil marinho aparentado com o Tanystropheus que viveu no período Triássico na China.

tanystropheus

Tanystropheus foi um gênero de répteis marinhos. Com 6 metros de comprimento, vivia maior parte do tempo em terra firme. Caçava peixes e mariscos mergulhando no oceano o pescoço de 3 metros. E, para não virar ele a caça, tinha um belo recurso: seu longo rabo podia ser cortado para escapar de um predador. Depois, se regenerava - igual a uma lagartixa moderna. Viveu no período Triássico, ou seja, no período de 248 milhões a 206 milhões de anos atrás.

ictiossauro

Os ictiossauros constituem uma ordem de répteis marinhos extintos surgidos no início do Triássico inferior, e que extinguiu-se um pouco antes da extinção dos dinossauros, no início do Cretáceo superior. Os ictiossauros atingiram o pico de desenvolvimento durante o Jurássico e após o seu desaparecimento foram substituídos pelos plesiossauros.

pilossauro

Pliossauro é o nome geral dado aos répteis pré-históricos da subordem Pliosauroidea, do grupo dos plesiossauros. Eram répteis aquáticos, de pescoço curto e cabeça alongada, de hábitos carnívoros. Os seus dentes eram numerosos e afiados. Foram encontrados fósseis de pliossauros em diversas regiões geográficas, incluindo Europa, Austrália e América do Sul.

domingo, 1 de junho de 2014

plesiossauros

Os plesiossauros constituem uma ordem de répteis marinhos extintos. O grupo surgiu no Triássico Superior e subsistiu durante todo o Mesozóico até ao desaparecimento na extinção K-T no Cretáceo. Apesar de serem répteis gigantes e carnívoros do Mesozóico, os plesiossauros não estavam relacionados com os dinossauros, que formavam um grupo à parte.

nothossauros

Os Nothossauros são uma ordem de répteis marinhos pré-históricos do período Triássico. Com corpos alongados que chegavam a três metros de comprimento, pescoço longo e patas transformadas em nadadeiras, especula-se que esses animais viviam como as focas de hoje, nadando no mar para pegar comida, mas passando também boa parte do tempo em terra, nas costas arenosas ou rochosas. Eles eram decididamente carnívoros e mais provavelmente se alimentavam de peixes. Todos os notossauros foram extintos no final do triássico, dando lugar aos mais adaptados plesiossauros.

placodontes

Os placodontes são uma ordem de répteis marinhos encontrados no período Triássico. Sua posição taxonômica entre os plesiossauros ainda é controversa. Algumas espécies assemelhavam-se aos Testudines na aparência.

mosassauros

Os mosassauros são lagartos pré-históricos da família Mosasauridae que foram os principais predadores dos oceanos do final do Cretáceo. Apesar de ser confundido popularmente como dinossauros, o grupo não está relacionado com os dinossauros nem com os plesiossauros, pertencendo antes à ordem dos escamados que inclui atualmente as cobras e os lagartos. Pensa-se que os mosassauros tenham surgido no Cretáceo inferior, a partir de animais terrestres. 

mesosauria

Os Mesossauros (Mesosauria) são uma ordem de répteis marinhos pré-históricos que viveram durante o período Permiano. Estão entre os répteis mais primitivos do planeta e são considerados os primeiros répteis a retornarem para a água depois de sua evolução em terra firme. O nome mesosauria significa "lagartos intermediários".

tubarao doende

O tubarão-duende é uma espécie que habita nas águas profundas, raramente é visto com vida. Atinge até 5 metros de comprimento.