A Biologia Marinha é tradicionalmente uma área de especialização (pós-graduação) em ciências biológicas. Com o crescimento da demanda específica nos conhecimentos da manutenção e reprodução da vida marinha, foram criados cursos de graduação nesta área, principalmente nas regiões sul e sudeste.
Há, portanto as duas opções: primeiro a graduação em ciências biológicas e especialização, ou graduação direta.
A oceanografia estuda o ambiente marinho, rios, lagos. Seu foco são os processos químicos, físicos e geológicos envolvidos nos ambientes aquáticos, Por exemplo, pode ser responsável pelo estudo e implementação de projetos de preservação das condições naturais e de despoluição de uma determinada região.
Sua aproximação com o biólogo marinho ocorre por poder colaborar na criação em cativeiro ou no cuidado das condições para que determinadas espécies possam se proliferar.
O biólogo marinho estuda os seres vivos que habitam as águas, estuda o equilíbrio de populações, os ciclos de vida, os hábitos de cada espécie em cada ambiente. Sendo este seu foco, também precisa, por outro lado, de conhecimentos mais próprios à oceanografia como aferição da salinidade da água, fluxos das marés, acidez etc. É desejável, portanto que estes dois profissionais trabalhem em regime de colaboração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário